Casa Gaiúba Rota Ecológica dos Milagres
21/06/2021Rio Tatuamunha, a casa do Peixe Boi
12/07/2021O estado de Alagoas, possui uma localização geográfica privilegiada no Brasil e abriga boa parte da segunda maior barreira de corais do mundo, perdendo somente para a da Austrália. Somando-se ao mar cristalino, a paisagen costeira predominante é formada por extensos coqueirais que da, a esta região o status de caribe brasileiro.
No litoral norte do estado, a aproximadamente 110 km da capital Maceió, esta localizado o vilarejo de Porto de Pedras. Um lugar único, com grande parte de sua costa ainda intocada. Uma parte de litoral que mantem o rústico em meio a lindas pousadas e casas de veraneio.
Porto de Pedras foi fundada no ano de 1921, e sua população atual estimada é de cerca de 10 mil pessoas. Conhecer o vilarejo, é como embarcar no passado, se deparar com construções do século XVIII, e absorver sua rica história, que passa pela colonização portuguesa, invasão holandesa até chegar aos dias atuais. Seu povo, humilde e hospitaleiro, sabe receber e faz com que nós, turistas, desfrutem de momentos incríveis.
Afim de lhe mostrar um pouco do local, separamos algumas coisas que você pode fazer ao realizar sua visita a Porto de Pedras.
O farol de Porto de Pedras
Começando por um dos seus pontos históricos, o farol de Porto de Pedras é um dos destinos que fazem parte do roteiro obrigatório de todo turista que passa por lá passa. Ele foi construído no ano de 1933 e pode ser acessado através de uma rua que fica ao lado da antiga Cadeia Pública.
Ele possui 90 metros de altura e 36 metros de altura focal, funcionando no início, com um sistema de gás acetileno, está localizado no morro Nossa Senhora da Piedade. Ele recebeu energia elétrica pela primeira vez, apenas 40 anos depois de sua inauguração, em 1973.
Praia do Patacho, a quinta mais bonita do país
A sua beleza já foi reconhecida, sendo considerada uma das mais bonitas em todo o Brasil, com um mar de tom azul claro, recifes lindos e muitos coqueiros, com poucas construções em seu entorno, deixando a vista ainda mais atraente.
Seus restaurantes e hotéis mais próximos, estão completamente integrados ao seu ambiente natural, aceitando visitantes de fora, desde que seja feita uma reserva de maneira antecipada.
Associação Peixe-Boi
A Associação foi fundada em julho de 2009, com o objetivo de promover a consciência, assim como a responsabilidade, na relação com a natureza, unindo-se a um grupo de guias comunitários, a fim de organizar o turismo local.
Eles são responsáveis por organizar passeios, para que os visitantes observem o famoso peixe-boi em seu habitat natural, no rio Tatuamunha, sendo esta uma parada obrigatória para quem gosta de excursões ecológico-culturais, fazendo parte da Rota Ecológica de Alagoas.
Importante destacar que esses gigantes marinhos, dóceis e carismáticos com os seres humanos estão em perigo de extinção e por esse motivo a Associação do Peixe Boi dispõe de uma atenção especial para sua conservação na natureza.
A Arte local
O Boulevard Tatuamunha é onde se concentra o artesanato local. Bordados, uma variedade de peças para decoração, tais como iluminação, camisetas,chinelos de couro, redes, plantas ornamentais, belas tábuas para churrasco, uma lojinha especializada em produtos do peixe boi, souveniers e mimos em geral.
É possível encontrar lindas peças de artesanato para comprar e presentear, tais como as famosas rendas filé e a renascença, cestarias variadas e materiais feitos de fibras.
Pensou em arte, venha e conheça esse pedacinho de Porto de Pedras.
Os passeios pela Rota Ecológica
Você pode optar por conhecer a rota ecológica de várias maneiras. Pode ser em um buggy, com o vento em seu rosto, desfrutando de uma experiência diferente da sua rotina do dia a dia , pode também ir de carro, passsando pelo tunel verde e até mesmo fazer um belo passeio de jangada, que te leva para as piscinas naturais e para ver os corais, lugares que todos adoram por conta das selfies maravilhosas com a vida marinha.
É possível conhecer o Rio Manguaba, a Praia do Patacho, a Praia da Laje e seguindo até a foz do Rio Tatuamunha, passando pela praia, a fim de finalizar o passeio contemplando todas as belezas de um pôr do sol explendoroso visto da ponte de Tatuamunha
"Gourmetizando"
O vilarejo de Porto de Pedras esta crescendo, e a cada dia que passa, os espaços gourmet vão dando o ar de sua graça e os mais diversos sabores vão se fazendo presente nesse local praiano. Podemos sugerir uma porção de bons lugares para uma experiência gastronômica mas com certeza isso será um assunto para o nosso próximo encontro por aqui.
Até mais pessoal!