Carnaval em Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres
24/02/2022As belas praias de Porto de Pedras
04/04/2022
O início
São Miguel dos Milagres é um dos municípios mais antigos do estado de Alagoas, a história desse lugar está ligada à colonização portuguesa e a invasão holandesa.
Segundo o IBGE, a história começa com os portugueses e moradores da cidade de Porto Calvo, que ao perceberem o risco de invasão pela entrada de expedições holandeses, começaram a procurar lugares próximos que servissem tanto de abrigo como estratégia para observar os movimentos dos invasores que naquela época faziam uso do rio Manguaba. Em meio a essas buscas, encontraram uma grande extensão de terra que possibilitava a vista para o mar e o povoado que ainda não se chamava São Miguel dos Milagres ficou conhecido na verdade como Freguesia Nossa Senhora Mãe do Povo, a padroeira local.
A história
A região que hoje é São Miguel dos Milagres por muito tempo liderou o comércio açucareiro e também chegou a ser o maior produtor de côco, isso quando o vilarejo ainda pertencia a cidade de Porto de Pedras. Foi somente no ano de 1960, através da Lei 2.239 que essa região foi emancipada e elevada a categoria de município.
Toda a história dessa região está diretamente ligada ao Brasil Colônia, as batalhas de portugueses e holandeses e o grande mercado açucareiro. Todos que passam pela cidade e visitam a Igreja de São Miguel dos Milagres, uma das mais antigas da região, pode conferir de perto as marcas dessa época observando os túneis construídos como estratégia de fuga, por onde os portugueses refugiados escapavam de seus rivais.
Fonte: IBGE
Uma lenda religiosa
Existe uma lenda regional sobre um pescador que estava muito doente e num determinado dia, como de costume, andava em direção ao mar e pelo caminho encontrou na praia uma peça de madeira coberta de algas marinhas e musgos, ao limpar a peça, ele descobriu que tratava-se da imagem de São Miguel Arcanjo, e ao tocar a peça, o pescador sentiu que tinha sido curado do mal que o acometia. Ninguém sabe ao certo se isso realmente aconteceu mas é essa a história que sempre é contada por aqui, todos dizem que foi esse ato de cura que deu nome a essa região que hoje chamamos de São Miguel dos Milagres.
Hoje, esse lugar é conhecido por suas praias paradisíacas, por suas belezas naturais e é aqui o destino de milhares de turistas que todos os anos passam pela Rota Ecológica dos Milagres para viverem tudo que o local tem de melhor a oferecer. Uma curiosidade é que muito embora se fale da belíssima Capela dos Milagres, igreja conhecida por seus casamentos super badalados e glamurosos, São Miguel dos Milagres, na verdade, possui várias igrejinhas charmosas que fazem parte do seu contexto histórico, lugares que também merecem uma visita. Sua história marca uma época e registra as particularidades do povo alagoano.
O cenário desse lugar vai muito além de praias, mangues e trilhas ecológicas, a natureza é perfeita, quando a maré fica bem baixinha é possível chegar nas belíssimas piscinas naturais andando, é possível também visualizar os muros de arrecifes e uma diversidade de peixes e corais que deixam a paisagem repleta cores. Caso a opção caminhada não esteja nos planos, os passeios de jangada são opções para te levar a conhecer esses lugares mar adentro.