Passeios de Buggy e Jangada na Rota Ecológica dos Milagres
08/01/2022Carnaval em Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres
24/02/2022Origem
A origem está associada à colonização portuguesa que por meio da missão franciscana denominada "Alagoas Boreal" dedicou-se à catequese dos Potiguares. Foi assim que se deu início ao povoado de Porto de Pedras que tem sua história diretamente ligada ao município de Porto Calvo, que abrigava uma fortificação e ficava localizado rio acima a partir do povoado de Porto de Pedras.
Devido a sua importância geográfica e estratégica na época, o local foi alvo de diversas tentativas de invasões por parte dos holandeses. Durante essa época, os moradores do pequeno povoado, que mais tarde viria a ser chamado de Porto de Pedras lutaram, juntamente com os portugueses, contra os invasores que buscavam dominar o povoado para chegar até Porto Calvo. Tanto as tropas aliadas quanto as inimigas se utilizavam o porto para ancorar, sendo um importante entreposto para o abastecimento de munição e alimentos.
Mesmo com a brava luta dos moradores locais de Porto de Pedras juntamente com os portugueses, em 1633 a cidade foi invadida e tomada pelos holandeses, que destruíram as embarcações inimigas que se encontravam no local e atearam fogo no pequeno povoado. Posteriormente, chegaram até Porto Calvo que também acabou sendo dominado.
Após a retomada definitiva de Porto Calvo pelos portugueses e expulsão dos Holandeses, foi em 1815 que o povoado de Porto de Pedras foi elevado à categoria de Vila. Depois, em 1864, foi anexada a Passo de Camaragibe. Por fim, em 1921, por meio da Lei 903, Porto das Pedras se tornou um município de Alagoas.
Crédito imagens: IBGE
Porto das Pedras hoje e suas belezas naturais
Hoje, Porto de Pedras se apresenta como um dos principais destinos turísticos de Alagoas, faz parte da famosa Rota Ecológica dos Milagres e abriga parte da unidade de preservação APA Costa dos Corais. É um município cheio de história que ainda nos dias de hoje abriga edificações e o lendário farol construídos em séculos passados.
Atualmente é o município mais badalados da Rota Ecológica dos Milagres e motivos não faltam para explicar essa preferência por parte dos turistas. O local, além de contar com lindas paisagens e um mar de arrancar o fôlego, abriga as melhores pousadas e casas de veraneio da região, e é lar de um povo com traços culturais próprios, o que faz da região um local ainda mais fascinante.
Entre as várias praias que você pode encontrar em Porto de Pedras, estão Croa do Tubarão, praia de Porto de Pedras, Patacho, Lages e Tatuamunha. A praia do Patacho é a mais conhecida, abriga as melhores pousadas, e é detentora do selo Bandeira Azul, previlégio de pouquíssimas praias do Brasil.
Lages e Tatuamunha são coladas uma na outra. Lages já figurou algumas vezes no ranking das top 5 praias mais bonitas do Brasil. Já Tatuamunha abriga a Associação Peixe Boi, é a praia mais reservada, com extensa área de coqueirais ideal para caminhadas. Também é a praia que abriga as melhores casas de veraneio da região.
Gostou da breve história do vilarejo de Porto de Pedras? Não deixe de conhecer este destino imperdível que é um paraíso cheio de história.
Crédito imagens: Casa Gaiúba