Casa Gaiúba Rota Ecológica dos Milagres
21/06/2021Tatuamunha é um povoado que fica localizado em Porto das Pedras, e faz parte da rota ecológica dos Milagres, em Alagoas. O nome, de origem indígena, significa tatu pequeno e deu origem a esse povoado com um cenário paradisíaco, que é conhecido por suas piscinas naturais, abundância da vida marinha, bancos de areia e pelo encontro de águas doce e salgada do rio e do mar de Tatuamunha.
É ideal para banhos de mar tranquilos e mergulhos, por águas cristalinas. Tatuamunha se encontra há cerca de 100 km da capital, Maceió, e é um lugar ainda pouco conhecido, mas já considerado por muitos como o ‘Caribe Brasileiro’.
A travessia pela ponte do Rio Tatuamunha
As margens do rio são de manguezal, com vegetação muito rica, de diferentes tipos de mangue e também de restinga. A travessia do rio pela ponte é importante para entender essa abundância de vegetação, a maré (que varia de acordo com a época do ano e pela lua), a diferença entre a parte que é chamada de ‘rio morto’, onde há pouca passagem de água e a ‘parte principal’, o centro do rio, onde as pessoas aproveitam para se banharem nas águas quase transparentes.
A foz do rio desemboca no mar, numa paisagem encantadora para contemplar um fim de tarde e um pôr-do-sol inesquecível. Caso deseje um dia tranquilo, opte por visitar Tatuamunha nos dias de semana.
Associação Peixe-Boi: preservação da espécie e turismo ecológico
O Rio Tatuamunha também é um lugar de preservação do Peixe-Boi, o mamífero aquático que sofre maior risco de extinção no litoral do Brasil junto com a Costa dos Corais, que é o seu habitat natural. Criada em 2009, a Associação Peixe-Boi surgiu pela União de órgãos públicos, prefeituras de São Miguel dos Milagres e Porto das Pedras, junto aos centros de proteção de mamíferos aquáticos e corais e também o pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.
O passeio de barco de remo é uma atração turística pelo rio. Durante o passeio, é possível avistar os animais que estão sendo preparados para serem reintroduzidos e outros que já foram soltos e ainda habitam ali nas redondezas. É um passeio regulamentado, que obedece a diversas regras para não atrapalhar o trabalho de preservação e nem agredir os animais. O passeio deve ser agendado com antecedência e a taxa ajuda a manter a associação e a preservação da espécie.
Águas cristalinas e temperatura agradável
Tanto o rio quanto o mar de Tatuamunha têm suas águas muito limpas e puras, com temperatura morna, muito agradável para banhos. A água do mar costuma ser mais cristalina que a do rio por conta dos sedimentos. Quanto mais afastado da orla, mais claro e azul a água do mar fica.
É uma praia paradisíaca, não há quiosques ou vendedores. A atração principal fica por conta da própria natureza, sua vegetação, peixes e caranguejos. Os passeios acontecem de barco, remo e jangadas para não agredir os animais e as vidas que ali são preservadas.
Caminhar pela areia, banhar nas águas quentinhas do Mar, se refrescar na água do Rio, passeios de jagada até as piscinas naturais, atravessar a ponte e até mesmo praticar SUP - Stand up Paddle, tudo isso a Praia de Tatuamunha tem a oferecer.
Se você busca o contato com a natureza, tranquilidade, e um lugar sem agito, a Casa Gaiúba é uma exclente pedida. Situada a três minutos de caminhada do mar e rio, é um lugar para conectar-se com a natureza sem abrir mão do conforto e praticidade.
Esse lugar espera por você!