Rio Tatuamunha, a casa do Peixe Boi
12/07/2021O artesanato do vilarejo de Porto de Pedras
13/09/2021As belezas naturais do Rio Manguaba
Esse rio de águas calmas atravessa o norte de Alagoas, conectando as cidades de Porto das Pedras, Porto Calvo e Japaratinga. São 42 quilômetros navegáveis, com nascente na Serra do Lino e passagem por áreas rurais e urbanas.
A paisagem ao redor é deslumbrante. São coqueiros, mangues cheios de caranguejos e uma vegetação típica de tirar o fôlego. O pôr do sol, quando visto do rio, pode ser comparado a um quadro, tamanha sua beleza e esplendor.
A importância histórica do Manguaba
O Rio Manguaba foi muito importante durante a forte produção de açúcar na região, quando era utilizado para escoar a produção dos engenhos locais. Porém, sua importância para a história de Alagoas e do nordeste brasileiro é ainda mais antiga.
A história vem da época da invasão holandesa ao Brasil, no século XVII. O rio foi local de intensas batalhas entre soldados luso-brasileiros e holandeses e os locais históricos ao longo dele mantêm viva a memória dos combates.
Uma expedição arqueológica realizada no rio em 2017 catalogou 12 portos com construções datadas da época das invasões, utilizadas pelos combatentes. São vestígios arqueológicos de engenhos, habitações, igrejas, acampamentos militares e locais de batalha de grande importância.
Alguns desses antigos portos são ótimos locais de visitação para quem deseja conhecer mais sobre a história da região. O primeiro é o Porto das Barcaças, em Porto Calvo, perto de outro conhecido lugar histórico, o Moinho Manguaba.
Já o Porto da Camboa, por exemplo, era o lugar onde grandes embarcações atracavam, muitas trazendo mantimentos aos soldados que acampavam ali perto, na Ilha do Guedes e próximo ao Engenho do Estaleiro. Continuando a navegação pelo rio encontramos outros portos, todos cercados por mata nativa e árvores centenárias.
O passeio pelo Rio Manguaba em si é uma aula de história. A quantidade de portos espelhados pelo rio mostra o quanto os invasores holandeses estavam empenhados em conhecer as particularidades do local e também o quanto os brasileiros estavam decididos a proteger as terras.O Forte Holandês
Não apenas portos foram descobertos pela expedição pelo Rio Manguaba, mas também um forte holandês. Localizado em uma fazenda na Ilha do Guedes, o forte tem 473m² e é cercado por muralhas de terra. O forte era utilizado pelos soldados invasores e diversas trilhas foram encontradas ao redor dele.
O forte foi provavelmente utilizado pelo almirante holandês Johannes Lichthard como acampamento, quando ele estava a serviço da Companhia das Índias Ocidentais.
Passeios pelo rio
Além da possibilidade de conhecer o lado histórico da região, existem passeios pelo Rio Manguaba com o intuito de apenas apreciar as belezas naturais. O mais comum deles é oferecido por pousadas da região, com saídas programadas para a apreciação do pôr do sol - que, como dissemos, é belíssimo.
O rio também é utilizado para realizar a travessia para Japaratinga, um caminho para as maravilhosas praias de Maragogi.
Ficou interessado? Que tal fazer este belo passeio e conhecer mais sobre as belezas históricas e naturais de Alagoas?